30 agosto, 2011

Tradição - Restaurante



A escassez do tempo é relativa aos nossos anseios. Percepção. Alguns momentos passam sem deixar nem cheiro, outros tornam-se impagáveis pelo sabor que traz à memória. Família. Comer; mais do que saciar uma necessidade, é a arte de saborear. Acompanhado, é o momento de intimidade. Em família, é uma oportunidade de integração. A caravana Sem Reservas foge das multidões em mais um dia comemorativo e estaciona no novo restaurante Tradição, no bairro Horto, em Ipatinga.



Nova unidade do já existente restaurante no bairro Cidade Nobre, o Tradição repete a estrutura de cardápio diversificado, atendimento cordial e ambiente agradável. No Horto, o ambiente é mais claro, mais arejado, embora o banheiro seja pequeno. Nada melhor do que encontrar alimentos diversos, bem preparados e na temperatura ideal para consumo. Um salve às condições organolépticas!

Self Service muito bom, com várias opções para aguçar nosso paladar. O salmão estava bem temperado, a picanha ao ponto, o filé era um bastardo (não-macio), o arroz integral com alho tinha sabor que compensou sair de casa no domingo. As opções de salada encantavam os olhos e a língua.

Para sobremesa hvia disponível sorvetes e torta prestigio e o escolhido foi uma musse de maracujá bem saborosa para finalizar o almoço de dia dos pais do sem reservas.

Nota Sem Reservas: 7,9

Restaurante Tradição
Av Castelo Branco, 483, Lj 13
31 3821-3422
Horto - Ipatinga

o endereço do Cidade Nobre é:
Av Carlos Chagas, 294 - 3822-3422




































23 agosto, 2011

Hakka Sushi / Café Girondino

A arte de receber visitantes. A língua selvagem; semelhante à sola do pé que descalço pisa o solo de uma realidade de sonhos tolos, o solo de uma esperança comprometida pelos argumentos, solo quente, pedregoso, escorregadio. A língua urbanizada, educada como os pés nos calçados. Transformação , sensibilização modificada, fragilidade. Degustação. Lugares com história. História com intensidade e arte de coexistir com aquele que se faz mais que freguês, mas também criador de significado, embora às vezes insignificante. Espaços para comer, para criar e ser criado. Sem Reservas.

Com as papilas excitadas em uma fria noite na cinza cidade de pessoas trincadas e fluxos truncados, o Sem Reservas vê o Hakka Sushi, na Gomes de Carvalho, 1146, São Paulo. Madeira, concreto e luz. Mesas agradáveis, bem localizado. Entre tantas coisas combinadas, involuntariamente permite-se à língua o sabor do arroz, dos vegetais, dos peixes. Ao naturalmente modificado destaca-se que entremeio tanta coisa, tanta coisa nos escapa. A calma vem no freio da ânsia de muito tatear. Primeiro os olhos, depois a língua. O jogral “canalha” resvala no espelho, bem acima da torneira. Lugar para falar, comer e pensar. Ante tanta opção, preço e pessoas; resignado ao canto, meus olhos aguardam a seleção Sunomono, Niguiri sushi, Uramaki e Makimonos. O sabor de um alimento bem preparado faz o corpo parar e dispara a mente, faz o corpo em movimento ficar e a mente interrompe o contato.

Após mais essa fachada era preciso dar um giro para deliciar minha querida ína, café ína. E assim o Sem Reservas [pelo menos uma parte dele] acompanhado do amigo Eric Arthur B. Esconde-se na pitoresca cortina no andar térreo do Café Girondino. O lugar é uma delícia, público diversificado, atendimento que deixa o cliente à vontade. Passos livres, tortuosos pensamentos. Desdobra-se o caminhar, amplia-se o passo. Contaminação sacra. Cappuccino clássico, alfajor, cookie e bombom. Uma noite saborosa, acompanhado do melhor da solidão. Sentado, longe nas ideias, perto na percepção. A interação entre pensar e sentir resumido no elixir equilibrado dentro de uma xícara. Moraria no lugar (perto da praça, de uma banca e de mazelas humanas ao chão).

Nota?: Sem Reservas

Na próxima terça-feira votamos ao normal com mais um post Sem Reservas, lugares a mil em nossa lista.... tenham paciência, tenham estômago. Sejam nossos cúmplices, há lugar à mesa.

Visite os sites e respectivos lugares (que por si só são um charme)

Hakka Suhsi
Rua Gomes de Carvalho, 1146 - Vila Olímpia - SP   (11) 3044-6544


Café Girondino
Rua Boa Vista, 365 – Perto do colégio São Bento
11 3229- 4574

16 agosto, 2011

Crepemania – Crepe Francês

2012 - Abril -
Mudou para  o bairro Bethânia, próximo à Unipac




Intervalos. Nossa passagem nesta vida está cheia deles. São necessários para crescermos, respirarmos e refletirmos. Muitos deles saboreados com solidão, outros no entanto devem ser saboreados com o que há de melhor da companhia: Ah, migos. Após uma noite de cafés comeres, uvas esmagadas e palavras salpicadas na casa de amigos, voltamos para rua. Numa noite fria no Vale do Aço, o Sem Reservas aproveita o intervalo da jornada de trabalho para se reunir e comer, na nova Crepemania, no Bom Retiro.


Ambiente novo, simples e limpo. Agradamos. Atendimento cordial. O estabelecimento tem potencial de crescer e se estabelecer, num bairro que tem se tornado sinônimo de entretenimento, com várias opções a oferecer.

Twister foi um dos pedidos. Crepe com milho, catupiry e calabresa. Esmeralda, não a pedra, mas a comida. Um crepe de milho, catupiry e carne desfiada, foi o outro pedido. A negra suada de lábios rubros à mesa, ao lado de uma acerola batida com leite: dupla perfeita para descer por nossa garganta. O twister estava muito bom, calabresa bem feita, nem queimada, nem sem passar. A massa fina e bem preparada, perfeita para receber o recheio. A esmeralda também estava bem saborosa, bem servida do recheio de carne desfiada e catupiry e massa do crepe crocante.

Nota Sem Reservas: 8,0

Crepemania – Crepe Francês
Rua Tomé de Souza 320
Bom Retiro - Ipatinga


Volte sempre! Toda terça-feira tem um novo post no www.sense-reserva.blogspot.com 

09 agosto, 2011

Tony Spaguete


Dias de glória. Sem novidades, sem inovações, sem ousadia, sem atrocidades humanas, sem o marasmo urbano de uma sociedade organizada. Sem Reservas para experimentar. Após uma estratégica e essencial visita a casa de amigos, saborear uma delícia indiana e uma conversa que não se encontra em qualquer lugar, o Sem Reservas se permitiu a mais uma noite de Rock and Roll. Após ouvir uma banda ruim e uma muito boa, o Sem Reservas teve fome. Às 4h28, a mesa escolhida foi a 33 do Tony Spaguete, no bairro Bom Retiro, Ipatinga.


O lugar já é referência para o início de um novo dia. Faz-me lembrar o antigo Almanara. Pedimos Spaguete a bolonhesa e bacon e uma porção de fritas com muçarela. O pedido chegou rápido, quente, molho bem temperado que casa com a massa e faz maravilhas no meu estômago. Um licor gaseificado, feito à base de noz de cola complementou o paradoxal momento fim-início do dia. As fritas demoraram um pouco, mas onde, nesse horário, pode-se pedir uma porção de fritas? A satisfação: veio uma super porção de fritas e com muito queijo.


Lugar agradável, bom movimento e público diversificado unido por algo comum: vontade de comer.

Servem também sanduíches.


Nota Sem Reservas: 8,0


Tony Spaguete
Esquina da Avenida Pero Vaz de Caminha com a Rua Tomé Souza
Bom Retiro - Ipatinga


...

02 agosto, 2011

Tollocos Mexican food (SP)


A vida nos conduz a experiências picantes. A fome nos leva para onde o nariz aponta. Pelo cheiro, pela freguesia, pelo visual, o Tollocos pescou o Sem Reservas da calçada para um almoço mexicano em São Paulo. Atendimento rápido e eficaz. Pedido feito, pago e preparado. Para sentar, escolher entre o balcão do corredor que leva para a parte de trás do estabelecimento, e as mesas de madeira na parte posterior. Lugar simples e limpo (mesmo quando cheio).


 Bom preço e um cardápio variado; diversas opções de combo e o Sem Reservas escolheu um Burito, o Burro Texano (Carne marinada grelhada, “barbecue souce”, queijo cheddar derretido e “chilli beans"), com nachos and cheedar.

Acomodado na ala das mesas (fundos), foi possível saborear com calma. Apresentação que estimula o apetite, cheiro excitante, preparo com capricho. Ingredientes frescos. Uma delícia de burito, o médio tem cara de grande, sabor inconfundível de uma boa mexicana entre os dentes. A energia necessária para conduzir as ideias e os corpos no segundo tempo da jornada de trabalho.

Trata-se de uma rede em SP com três unidades. Praticidade e rapidez com qualidade são algumas das premissãs do pessoal que atende sempre com uma simpatia bem característica.

Nota Sem Reservas: 8,0

Tollocos Mexican Food 
Visitamos a unidade da Rua Gomes de Carvalho, 1289 - Itaim Bibi 
São Paulo - SP

 (ou Vila Olímpia)

Salada - Sorveteria e Cafeteria

O Sem Resevas é louco por café, e sente a falta de bons locais pra se degustar um bom café no Vale do Aço. Inverno, época boa para um com café ou chocolate quente, e eis que uma grata surpresa nos arranca de casa. A boa sorveteria Salada (Franquia), que ha pouco funciona no bairro Horto, próximo ao Banco do Brasil, tem uma máquina de café e está servindo boas variações de café em seu cardápio e até 31 de julho o chocolate quente.

Desde então, estive lá em umas quatro oportunidades e pude provar alguns itens do cárdapio.
Comecei pelo expresso trufado, trata-se de café espresso combinado com nutella chantilly e nibs de cacau. Muito saboroso, nem precisa adoçar, pois o creme de chocolate e o chantilly adoçam o café.
O Mocha Café, bebida em camadas com calda de café, leite, espuma de leite vaporizado e espresso, muito saboroso mesmo, bom para um dia de inverno ou para os bons apreciadores de café.

Como sugestão do proprietário do estabelecimento deixei o chocolate quente para provar à noite e enquanto tomava entendi porquê. É muito quente e realmente nos aquece enquanto tomamos, trata-se de chocolate encorpado, coberto com chantilly e ovomaltine. Indicado para os apreciadores de chocolate, pois o sabor é bem forte mesmo.

Mas o lugar é uma sorveteria, não? E também serve café. Por que não misturar os dois?
Provei dois dos itens do cardápio que trazem essa deliciosa mistura. O café crocante que é uma bebida preparada com sorvete Salada, creme batido com espresso e nibs de cacau e decorado com calda de café, é muito sabor, é muito bom.  O segundo nessa categoria é o café chocolate cream, bebida preparada com sorvete Salada de chocolate italiano e café com chantilly, servido com capuccino quente e decorada com chantilly e raspas de chocolate. Sentir o sabor dessa mistura é algo único, um deleite para o paladar.

O estabelecimento ainda oferece outras opções de sorvetes com cafés em seu cardapio (como pode ser visto na foto). Por ser uma sorveteria, é claro, estão disponíveis vários sabores de sorvetes, milk shake que também recomendo, pois meu filho e meu sobrinho tomaram, e é claro que eu provei um pouco de cada um nos sabores morango e chocolate, e vale a pena meus caros leitores.

E acredite ou não, o cardápio ainda têm opções "comestíveis" como o petit gateau, prima speciali e brownie blum todos combinados com o delicioso sorvete Salada. Ainda não proveis esses, quando o fizer registrarei aqui nesse mesmo post. 

Vale ressaltar o atendimento sempre cortez e com aquele sorriso, independente do horário, pois estive lá logo após abrir, durante a tarde e próximo ao horário de fechar, e o atendimento foi impecável.

O Salada, assim como muitos estabelecimentos, está conectado nas redes sociais, twitter, facebook, orkut e no dia 23/7 foi o realizado o primeiro encontro da comunidade do orkut no Salada.




2012
Com atualizações constantes de cardápio, o lugar sempre surpreende com novas combinações de sabores, mas às vezes é uma pena: O salada passou a cobrar banana e granola no açaí (ingredientes que durante muito tempo já vinham no pedido básico)


Nota Sem Reservas: 8,5

Sorveteria Salada
Facebook - link abaixo
Twitter
@saladahorto
Orkut